Seguidores da Ocupação

domingo, 13 de junho de 2010

OCUPAÇÃO REALIZA FORRÓ DOS ARTISTAS NESTA SEXTA


Ai, que saudades que eu sinto
Das noites de São João
Das noites tão brasileiras
Nas fogueiras
Sob o luar do sertão.
Meninos brincando de roda
Velhos soltando balão,
Moços em volta à fogueira
Brincando com o coração
Eita São João dos meus sonhos
Eita saudoso sertão”.
(Luiz Gonzaga e Zé Dantas)


Sejamos diretos. Após a epígrafe da belíssima canção dispensa-se qualquer comentário. Por ser uma festa genuína (com o perdão da poesia/junina) que nos remete à tradição, os festejos de São João são sempre carregados de nostalgia. Da pequena cidade do interior. Das fogueiras nas portas. Dos balões. Das visitas aos compadres e comadres...
E se tudo isso nos remete a saudosismo, o que importa? Invoco Zeca Baleiro: “Sou do tempo em que até os ladrões eram elegantes. Sou do tempo em que até os automóveis davam bom dia!”.
E nestes tempos em que vivemos com saudades da “Terra de Paz”, está na hora de sairmos à rua. Nos aquecermos na fogueira e fazer um animado forró! Vamos levantar poeira! Celebrar mais um semestre de Ocupações Culturais. Um ano e meio do projeto que construímos. É hora de re-encontrar amigos. Convidar os que ainda não compareceram... Juntos faremos um bonito arraiá onde os pipocos ouvidos serão dos fogos que soltaremos, o fogo será da fogueira que acenderemos e quadrilhas apenas apresentarão passos de dança. As batidas? Tomaremos todas, de todos os sabores: jenipapo, tamarindo, cacau, jabuticaba, etc.
Nos encontramos todos, dia 18. Nesse grande arraiá dos artistas, numa grande celebração da nossa cultura. Neste espaço que construímos com a ajuda de cada um ao longo de cada ocupação e é nosso por direito.
Como sugestão de tema, para encerrar o semestre das "ocupações", propomos a realização de um grande arraial junino, valorizando a cultura nordestina com suas ricas manifestações englobando os festejos juninos, através dos seus compositores, comidas típicas, causos, vestimentas, etc. Dia 20, é também dia do Cinema Brasileiro.
Prepare sua apresentação e entre em contato já para agendá-la.

Presenças confirmadas até o momento:

Grupo Afro Filhos da Terra – Henrique Menezes - Jamile Menezes – Juliano Britto - Júnior – Maria Cláudia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário