Seguidores da Ocupação

quarta-feira, 30 de junho de 2010

OCUPAÇAO ANUNCIA NOVIDADES PARA O PRÓXIMO SEMESTRE


Com uma edição realizada a cada mês e não mais como antes a cada 15 dias, o projeto volta com força em 09 de Julho. Daí passa a ser realizada na primeira sexta feira de cada mês. Essa é a primeira novidade pela qual passa a Ocupação nesse semestre.
Seguindo a tradição de sugerir temas para cada edição, estes já estão definidos. Em Julho, por exemplo, a Ocupação presta uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, cuja partida estará completando 30 anos no próximo dia 09, quando será realizado o evento. O Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de Julho também será lembrado na mesma edição da Ocupação.
No dia 06 de Agosto, a música, mais uma vez, pede passagem. Será comemorado o Centenário de Adoniran Barbosa, o compositor e ator que imortalizou personagens como Ernesto, Pernafina e Charutinho. Isso para não falar em canções como Trem das Onze e Tiro ao Álvaro. E a Ocupação, em ritmo de samba, comemora .
Em Setembro, na primavera, a Ocupação faz mais uma homenagem. Desta vez ao artista plástico, ator, diretor e professor de todos nós Juliano Britto que está completando 50 anos. Juliano, nome importante do teatro valenciano, atuou em diversos espetáculos como “Calu e o Rei Raul”, “Pensão Boa Paz”, “Apocalipse Man”, dirigiu diversos outros e ministrou um sem número de oficinas. “É difícil encontrar um jovem ator em Valença que não tenha passado pelas mãos desse grande mestre, além de ser um dos primeiros que toparam no ato realizar a Ocupação” – desabafa Adriano, justificando a homenagem.
Outubro chega repleto de novidades. Os artistas da Ocupação rendem mais um tributo a um colega: Judson Santos, ator, que participou do projeto em suas edições iniciais, mas que infelizmente nos deixou muito cedo. No dia 01 de Outubro será lançado um livro com textos dos participantes. O livro, organizado por Araken Vaz Galvão é dedicado a Judson. Em Outubro, o Teatro Municipal completa também 100 anos. Artistas da Ocupação ainda esperam pela sua reforma e reabertura. Para ser re-ocupado pelos artistas e pela comunidade valenciana.
Novembro, mês em que se comemora o aniversário da cidade e a sua padroeira, a festa será tripla, pois o poeta Otávio Mota, cuja obra é uma declaração de amor poética à cidade que há 45 anos o acolheu, estará também completando 63 anos. Otávio, suas poesias e textos de teatro é o que os artistas pretendem homenagear na Ocupação que acontece no dia 05 de Novembro.
Por fim, no dia 03 de Dezembro, os artistas realizam a última Ocupação do ano, encerrando mais um semestre promissor para as artes do Baixo Sul da Bahia.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, Adriano!
    Gostei muito desse centenário do Adoniram Barbosa, e vou fazer o possível para pelo menos ir asssitir. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir