Seguidores da Ocupação

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

QUANDO ENTRAR SETEMBRO

Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vez

Já sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar

Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera

Abre as janelas do meu peito
lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
(Beto Guedes)

Em fevereiro, com um convite em forma de poesia, iniciamos o projeto OCUPAÇÃO CULTURAL. Naquela época, despretensiosos como éramos e somos, apostávamos na possibilidade de reunirmos pelo menos dez artistas que tivessem a inaudita coragem de dar início à uma idéia tão ousada. Por uma questão de justiça, registramos aqui os nomes desses pioneiros. Foram eles: Adriano Pereira, Araken Galvão, Chico Nascimento, Djafar Araújo, Élio Santos, Etevaldo Santos, Geilson de Brito, Gilberto Magalhães, Irene Dores, Isabela Britto, Juliano Britto, Lucas Oliveira, Marinaldo Coutinho, Osmar, Otávio Mota, Ricardo Vidal e Venicius Menezes.
Como se pode notar, desde a primeira edição, o projeto superou as expectativas. Ao longo desses seis meses foram realizadas, de forma gratuita, 14 edições, que reuniram uma centena de artistas dos mais diversos em mais de 40 horas de espetáculo: poetas, prosadores, músicos, dançarinos, performáticos…
Ao longo do projeto foram realizadas ainda duas oficinas de capacitação aos artistas: uma de “Introdução à poética e metrificação”, ministrada pelo poeta Geraldo Maia; e outra de produção de vídeos de animação, ministrada pelo comunicólogo Murilo Deolino.
No momento que parecia ser o mais crítico, visto que estávamos sem espaço no Centro de Cultura, não nos dispersamos e tivemos a coragem de dar um salto ainda mais ousado. Ocupar outros espaços. Realizamos, com sucesso, edições na UNEB, na FACE e na FUNCEA. Isso sem falar na última realizada em parceria com o Projeto TOPA (Todos pela Alfabetização), onde reunimos mais de 200 pessoas.
Agora a OCUPAÇÃO volta à sua casa – o Centro de Cultura de Valença. Coincidentemente, quando o projeto iniciou-se, fomos saudados pelo jornal Valença Agora como “a nova florada”… Ainda não amadurecemos o suficiente para colher os frutos, mas saudemos a chegada desta nova primavera… Neste sentido propomos a escolha de textos e apresentações que tratem desta temática. No campo da música, registramos que o rock mundial perdeu nesse dia aquele que até hoje é considerado o maior guitarrista de todos os tempos Trata-se de Jimi Hendrix, morto em 1970.
Queremos fazer uma grande festa de re-encontro com todos que ocuparam este espaço ao longo desse tempo e dar as boas vindas aos que chegarão. Convidamos aos artistas para novamente se fazerem presente e ao público para nos prestigiar.
Dia 18 de Setembro, às 18 horas. OCUPAÇÃO CULTURAL DE VOLTA AO CENTRO DE CULTURA!
Confirme já sua presença!
Adriano Pereira, Juliano Britto e Ricardo Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário