Seguidores da Ocupação

quinta-feira, 13 de agosto de 2009


Vivendo um outro momento e, por forças das circunstâncias, sendo realizada em outros espaços nestes últimos dois meses, o projeto Ocupação Cultural vem demonstrando sua consistência e necessidade de continuidade para garantir o encontro rejuvenescedor entre os artistas, bem como assegurando o espaço democrático, com diferentes platéias, para que novos e velhos talentos sejam estimulados, encontre-se e reencontrem-se criando possibilidades de representação da sua arte.
Ao assumirmos o desafio de realizá-lo de forma itinerante, agradecemos a todos artistas que têm comparecido aos eventos, ao público presente e a todos que, mesmo que indiretamente contribuíram para a realização das três últimas edições.
Com o sub-tema “A poesia vai à academia”, realizamos uma edição do projeto na UNEB- Campus de Valença, a quem agradecemos na pessoa do professor Paulo, diretor da instituição, pelo apoio recebido. Agradecemos também ao nosso parceiro de sempre Arakem Galvão, que disponibilizou a sede da FUNCEA, no bairro da Urbis para a realização da 12ª edição e a toda a equipe da FACE nas pessoas dos professores Moacir Saraiva e Albete Freitas, os quais viabilizaram a realização da nossa última edição, ocorrida no último dia 06 de Agosto.
Mereceu destaque nessas últimas edições, a presença marcante da poetisa Celeste Martinez, da atriz Valquíria Santana, da banda Balaio de Gato e de Marcela Barth, que nos brindaram com belíssimas apresentações. Com isso não queremos deixar de registrar também a participação dos nossos demais parceiros, entre eles J. Pincel, Jamile e Henrique Menezes, Juliano e Isabela Britto, Irene Dóris, Luy Cortez, David Willyan, Chico Nascimento, Artur Júnior e todos os outros que têm contribuído para a realização deste projeto.
Embora ainda não tenhamos superados diversos problemas técnicos, por mera falta de uma estrutura adequada e de recursos, o que tem prejudicado a qualidade do trabalho de alguns artistas como ficou visível na última ocupação realizada na FACE, aos quais pedimos desculpas, nossa ousadia e disposição de superar todos esses entraves nos faz seguir.
Não desistiremos! Continuaremos nossa caminhada “braços dados ou não”. Berraremos, se necessário for, para que nosso brado seja escutado e ecoe tocando a sensibilidade, alma e corações de todos, despertando-os para a necessidade de apoiar e valorizar a nossa cultura.
Não por acaso, as duas últimas ocupações, em especial, a realizada na FUNCEA, reforçou-nos esse sentimento: quando estamos juntos, nossa voz se torna mais alta, amplifica-se em uníssono e reforça o sentimento de que devemos continuar, apesar das críticas que nos fazem. Num outro momento, se necessário, respondê-las-emos.
Por hora, convocamos todos os nossos artistas a se fazerem presente em mais uma Ocupação. Ocupar o espaço que, há duras penas temos conquistado. Desta vez, no CEMEP, no próximo dia 28/08 à partir das 18 horas.
Ressaltamos que esta será, provavelmente, a última ocupação itinerante que realizaremos neste mês, antes de retornarmos para o Centro de Cultura, ocupando o espaço que é nosso, por direito. Esta Ocupação terá um caráter especial, pois em parceria com a Delegacia Costa do Dendê da APLB Sindicato, nossa também parceira desde a primeira ocupação, será também o encerramento do Projeto TOPA (Todos pela Alfabetização), uma parceria da entidade com o Governo da Bahia, que está formando cerca de mil alunos. Neste sentido, a ocupação será também um verdadeiro espaço de troca entre os concluintes e artistas que também irão apresentar-se, será uma verdadeira aula informal, onde como nos ensinou o mestre Paulo Freire, “todos se educam em comunhão”.
Solicitamos aos nossos artistas que confirmem o quanto antes sua participação para que melhor possamos estar divulgando e organizando as apresentações.

O QUE: OCUPAÇÃO CULTURAL
ONDE: CEMEP – Ao lado da Igreja Matriz
QUANDO: Dia 28/08 a partir das 18 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário